"Sextas Com Mais Sabor" 

Cativam Comunidade Educativa

É com grande satisfação que a equipa da BE regista e divulga o sucesso de mais uma sessão das "Sextas Com Mais Sabor". A plateia vibrou com a performance de alunos e Encarregados de Educação. Após momentos de poesia, música e teatro, o convívio prolongou-se ao sabor de chá e canela. Assista a alguns desses momentos.

O Caminho Faz-se Caminhando...

 E o nosso foi longo e sinuoso, mas marcante e rico em aprendizagens! "Palavras em Palco" , "Sextas com mais Sabor", " Mimos Embrulhados em Poesia", Concursos de Leitura, "Contos e Encantos", " Um Poema por Semana", entre tantos outros,  foram  a  " Vassoura Mágica" que varreu a monotonia e assegurou a dinâmica frenética e insaciável da BE face ao nobre compromisso de conquistar mais e melhores leitores. Cientes da imensidão de etapas que urge ainda cumprir e do quão importante é o fator tempo  para que as sementes das pequenas conquistas do quotidiano exibam o seu fruto, terminamos mais um ano letivo com a sensação de missão cumprida, cientes de que o nosso punhado de terra não será irrisório e fará, portanto, jus à máxima de Confúcio- "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha".

Boas Férias a Todos com Muitas e Boas Leituras!

 

"Ler é sonhar pela mão de outrem",Fernando Pessoa

.

      " A Sementinha dormia há muito na velha arca onde o António Seareiro a havia deixado com outros bagos de trigo, como o resmungão Serrano e o muito sabido Amarelo de Barba Preta. Quando a Maria Rita, certo dia, abriu a arca e devolveu aos baguitos a luz do sol, estes não cabiam em si de contentes. Estavam eles deitados num tabuleiro, ansiosos à espera de ver o que aí vinha, quando um rouxinol matreiro roubou a Sementinha. O Rouxinol, que era professor de música, contava fazer dela o petisco da noite. Mas a pequena heroína de «vozita mimalha» já tinha ouvido histórias lindas sobre a vida que poderia ter se fosse semeada e não ia desistir tão depressa… "                       

 Clica AQUI e acede ao ebook,

 

Contos e Encantos nas EB1 de Guisande e Escudeiros

 O escritor Pedro Seromenho brindou os alunos e os Pais/EE das EB1 de Guisande e Escudeiros com leituras dramatizadas . A atividade primou pela excelência e o  encantamento dos alunos foi uma constante.

 

 

Concurso Nacional de Leitura

 No dia 13 de janeiro, realizou-se a fase de apuramento para o CNL que contou com a participação de 30 alunos  do 3º ciclo.

 

A BE foi ao JI e EB1 de Escudeiros

Teatro de sombras de Max Velthuijs - " O Sapo Apaixonado" 

Semana da Leitura

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias." Mario Vargas Llosa

E porque queremos um público comprometido com a leitura, a semana que se aproxima será intensa e mágica!

 

Semana da Leitura Passo a Passo

 

 Participação dos alunos do 1º ciclo e pré-escolar nas ondas e ondinhas da poesia, na BLCS.
 

Encontro com a escritora bracarense Ana Antunes.

 

Os alunos do 3º ciclo entrevistaram a autora, declamaram poemas  e ouviram falar de poesia e da importância da leitura.

 " Diudinho - O Canto da Natureza",  Hugo Dias

poder comunicativo  e a arte da dramatização que caraterizam o autor encantaram os alunos do 2º Ciclo.

 

“As Aventuras de D. Quixote” - Mostra de Teatro  no Theatro Circo

  Um grande espetáculo de representação com as emoções ao rubro. 

Uma tarde inesquecível para os nossos alunos da Oficina de Teatro que participaram na mostra de teatro das escolas de Braga, exibindo os seus talentos numa sala com lotação esgotada.

Na EB1/JI da Cruz, a escritora Sílvia Lopes 

A apresentação do livro “É aqui que ela mora” primou pela dinâmica interativa.  Cantando e dançando, as crianças acompanharam a autora ao ritmo dos poemas e das músicas do CD  do livro.

Na EB1/JI da Garapôa, a escritora Sílvia Lopes.

Na EB1/JI de Figueiredo, o escritor  Ilídio Torres.

Concurso de Leitura Expressiva- Celeirós Sempre a Ler+

Alunos e professores em saudável confronto através das línguas estrangeiras e materna.

E porque também à família compete incutir o gosto pelos livros, as nossas encarregadas de educação bateram à porta da sala de aula, transfiguraram-se em Sophia e Pessoa e a poesia brotou...

Abertura Solene

Viajando no tempo e no espaço, Camões, Pessoa e Sophia marcaram presença na EB 2/3 de Celeirós. Música e poesia envolveram a plateia numa viagem imaginária que a todos deliciou!

 

Concurso Literário “Braga a Ler+”, 1ª fase

No dia 28, 41 alunos (do  3º ao 6º ano) realizaram a prova de apuramento para representarem o Agrupamento na final do concurso concelhio “Braga a Ler+” promovido pela BLCS. Os participantes manifestaram uma postura exemplar e foram todos premiados com um diploma de participação.

 

 
Semana da Leitura 2015/2016
(Para uma melhor visualização ativa a opção full screen)

 

Contos e (En)cantos na BE

Os meninos do JI da Cruz vieram à BE, cantaram e contaram uma história a partir das ilustrações do livro.

 

Projeto “A minha nova escola” 

Integrar é Motivar

 A BE recebeu os alunos do 4º ano de todas as EB1 do Agrupamento - uma iniciativa que visa  derrubar medos e receios que, frequentemente, angustiam as crianças aquando da mudança de ciclo, condicionam o sucesso escolar e, sobretudo, as impedem de ser felizes.

O espaço,  criteriosamente decorado com heróis de BD, e a dramatização da fábula “A Cegonha e a Tartaruga” proporcionaram um ambiente amistoso e descontraído.

E porque os gestos de ternura continuam a caraterizar o modus operandi da BE, embrulhados em sorrisos, foram oferecidos marcadores de livros a todos os alunos.

 

Os Smartphones ao Serviço da Leitura

Desafio

 

Leitura e Artes Plásticas - Uma Parceria Feliz!

"Os três Coelhinhos", de Margarida Braga, visitaram a EB1/JI da Cruz. As Guias de Portugal deram vida à obra e a dramatização foi animada. Os alunos deram asas à sua imaginação e criaram coelhinhos multicolores.

Sempre em Busca de Mais e Melhores Leitores

Luísa Ducla Soares emprestou a "Vassoura Mágica" à Drª Ivone Soares e a EB1/JI de Escudeiros viveu o momento de magia e encantamento.

 

Na BE, as Sextas Têm Mais Sabor!

Consulte o Programa AQUI

 

"Sextas Com Mais Sabor"

BE Acolhe Comunidade Educativa com

“Palavras em Palco” 

A Biblioteca Escolar abriu, uma vez mais, as portas à comunidade educativa para promover a leitura. Alunos do 1º ao 3º ciclos e elementos da Associação de Pais, da Oficina de Teatro e do Clube de Línguas apresentaram performances que tornaram o serão especial! Vivenciaram-se momentos notáveis ao sabor da poesia, da música e da dramatização.  A presença de uma plateia cada vez mais motivada e envolvida  é a prova do sucesso destas iniciativas que faz com que as nossas sextas tenham, efetivamente, cada vez mais sabor!

 

2015/2016

 

Sextas Com Mais Sabor, maio/16

Programa SEXTAS COM MAIS SABOR - Programa.docx (177713)

 

Na BE,

 A Tradição Ainda É O Que Era!

Os Maios/ As Maias - Um bom pretexto  para trabalhar a literacia dos media e da informação.

 

Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares. Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de Agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara "que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus...". Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas.
Seja como for, todos estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola. Mais tarde, houve necessidade de lhe incutir algum sentido religioso, promovendo a sua ligação à Festa da Santa Cruz ou ao Corpo de Deus. Esse facto pode justificar a lenda do Alto Minho, segundo a qual Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Talvez resultado desta lenda, hoje em dia, ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas ou nos automóveis, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio.
Nos variados aspectos, por vezes tão distintos, das celebrações do 1º de Maio, ter-se-ia pois operado um sincretismo de práticas e crenças, talvez de origens diferentes mas todas convergentes, recobrindo a obscura ideia, que subsiste no espírito do Homem, da necessidade de desencadear formas efectivas de protecção e de esconjuro a opor à insegurança da vida e à omnipresente ameaça do mal.

in http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3810

 
 
 

Feira do Livro Usado

 Enriquece o teu Natal com muitas e boas leituras.

 

 

 

 

 
 
 

Notícias

Semana da Leitura 

 16 a 20 de março

Durante toda a semana, em todo o Agrupamento,  decorreram atividades de enriquecimento cultural e social, quer para os alunos de todos os níveis de ensino, quer para a Comunidade Educativa. Contamos com a presença de ilustres convidados – Comissário do PNL; Pedro Seromenho; Beatriz Lamas de Oliveira; Hugo Torres, cantor e compositor; Ivo Machado e António Sousa  - interpretação de “Tempos de Poesia – Poetas do sec.XX”…

 

7 de janeiro - Teatro na Escola

"A companhia de Teatro do Bolhão traz o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, aos alunos do 9º ano

 

O nosso Agrupamento de Escolas  aderiu à ONDA ROSA, assinalando a data através de um conjunto de atividades:
- sensibilização aos alunos sobre a causa com atividades de escrita;

- uso do laço rosa na lapela, por parte de todos os elementos da Comunidade Educativa;

- concentração na entrada da escola, para realização de uma moldura humana.

Resultados do concurso literárioissuu.com/biblioteca25/docs/resultados_1___concurso_liter__rio/1
A mascote da Be dá as boas vindas aos alunos
 

Feira do livro na Biblioteca, aberta a toda a comunidade, nos dias 18, 19 e 20, das 9h00 às 17h30.

cartaz semana leitura

Resultados da 1ª Fase do Concurso Concelhio de Leitura

“ Braga a Ler+”

Escola

Ciclo

Ano

Aluno

Classificação

Figueiredo

Ana Margarida Ribeiro

1º Lugar

Escudeiros

Ana Margarida M. Dias Alves

Suplente

Figueiredo

Carolina Oliveira Rodrigues

1º Lugar

Figueiredo

Juliana Lima Gomes

Suplente

EB23

5ºA

Ana Filipa da Silva Gomes

1º Lugar

EB23

5ºB

Ana Margarida Ferreira Oliveira Sá

Suplente

EB23

6ºB

Inês Gonçalves Mamede

1º Lugar

EB23

6ºE

Rodrigo Daniel Guimarães Mendes

Suplente

 

A 2º fase do concurso vai realizar-se no dia 17 de março, às14h30, 

na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

 

Parabéns a todos os participantes.

                                                       A Equipa da BE

“Sextas com mais sabor”

No dia 28 de fevereiro, pelas 21:00h, a biblioteca do Agrupamento abre, uma vez mais, as portas a toda a comunidade educativa para proporcionar momentos de partilha ao sabor da riqueza das “Palavras”. Este evento vai contar com a participação especial dos nossos alunos do 4º ano, das escolas da Cruz e da Garapôa, das Guias de Portugal, da Associação de Pais/EE e de alunos dos diferentes anos da escola sede, para darem vida às palavras ao sabor da poesia, da música, do teatro…

Equipa da BE 

Sextas com mais Sabor na BE

28 de fevereiro de 2014 – 21:00h

PROGRAMA

 

1.    Declamação do poema “ADEUS”- Eugénio de Andrade - Performance - alunas do 9ºC

2.    Alunos do 4º ano da escola EB1 da Garapôa – História coreografada

3.    Canção “Baile na Biblioteca” – alunos do 5ºC

4.    Apresentação de livros e de personagens ilustres – alunas do 8ºB 

5.    Leitura do conto “Felicidade clandestina” – Clarisse Lispector – Alunos do 9ºE

6.    Entrega dos prémios do concurso de escrita criativa

7.    Alunos do 4º ano da EB1 da Cruz – Poesia dramatizada

8.    Auto da Barca do Inferno (texto adaptado) – Gil Vicente – alunos 9º anos

9.    Teatro de fantoches – Livro “Tronco, o rapaz da aldeia “ – Associação de Pais

10. Dramatização de um texto científico – alunos do 7º ano

11. Canção “Chamar a Música” – 7ºA

 

 

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

 

"Sextas Com Mais Sabor"

 (27 de novembro - 21:00 h)

Para saborear com os olhos, os ouvidos e , sobretudo, com o coração!

Comparece e deixa-te envolver!

Consulta o programa aqui.

 

          

A Hora do Conto

"Preparem-se meninas e meninos que as histórias vão aí", pela Drª Ivone Soares da BLCS

Vozes e gestos envolveram as crianças da EB1 da Cruz no mundo mágico de  "Gil Moniz e a Ponta do Nariz " ( adaptação de António Torrado) .

 

 

 

Halloween- Um bom pretexto para ler!

O JI da Cruz, trajado a rigor, veio à BE ouvir  "Uma Corrida de Vassouras", de Nicha Alvim. 

 

Onda Rosa

Unidos pela nobreza de uma causa que a todos diz respeito!
Com  o intuito de sensibilizar e alertar para os flagelos que, direta ou indiretamente, a todos atingem, a BE dinamizou uma oficina de escrita.
Dia Mundial da Alimentação- 26 de outubro

A BE, em articulação com as Ciências Naturais, assinalou o Dia Mundial da Alimentação, alertando para a importância do consumo de produtos biológicos numa alimentação saudável. A Eng. Ângela Pereira, da Biobrassica, foi a convidada especial.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Sessões de sensibilização/motivação para a leitura
 
No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, continuam as sessões de motivação para a leitura. Registamos o momento em que a professora bibliotecária entrega um dos livros sorteados ao João do 7º C.
Sempre em busca de mais e melhores leitores!

"O Cérebro e a Leitura"

Mais uma etapa cumprida na busca de mais e melhores leitores.
Pelo poder comunicativo e pelos ensinamentos, o nosso muito obrigado à drª Teresa Silveira.

 

No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, Supera-te!

 

 

" O Cérebro e a Leitura", pela drª Teresa Silveira

É sempre bom aprender e recordar os benefícios da leitura.

 A palestra sobre “O Cérebro e a Leitura” vai realizar-se, no 6 de outubro,  das 15:00 às 16:05, sob a orientação da Drª Teresa Silveira, investigadora da Universidade do Porto, e destina-se a toda a comunidade educativa.

Formação 

 "A Leitura Como Projeto", pela drª Lúcia Barros

 A plateia saiu enriquecida com novas estratégias e projetos inovadores para formar novos leitores.
Sempre em busca de mais e melhores leitores!

 

Mimos Embrulhados em Poesia

 
Transformar a Biblioteca num espaço cada vez mais apetecível e acolhedor, incutindo hábitos de leitura, fazendo com que os alunos cresçam a cada virar de página é  uma nobre missão! Com ânimo acrescido, renovamos, ano após ano, esse propósito. 
Acolhemos os nossos alunos com mimos embrulhados em poesia, histórias e gestos que as palavras não conseguem transmitir.