Saber+  Partilhar Conhecimentos

Reiniciamos da melhor forma, com a apresentação do livro “Mágoas da escola”, de Daniel Pennac, pela Margarida, do 9º ano, para uma turma de 7º ano.  A aluna adotou uma dinâmica que privilegiou a interação dos presentes, numa atitude reflexiva sobre as vivências e aprendizagens proporcionadas pela escola. O resultado foi excelente e ultrapassou as expectativas. Foi, sem dúvida, um pequeno, grande momento de promoção dos livros e da leitura e das aprendizagens que lhes estão inerentes.
Parabéns a todos , mas em particular à Margarida, pela experiência que proporcionou aos seus colegas mais jovens.


 “Sonata em Auschwitz”, de Luize Valente, apresentado pela Beatriz do 9º ano, à turma do 8ºB. Numa viagem pela História da Humanidade, mais concretamente aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, a aluna apresentou personagens e factos, de forma a despertar a curiosidade dos presentes convidando-os à leitura do livro e à reflexão da seguinte citação:
“Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.”
George Santayna


Os mais novos também partilham! Um aluno do 6ºB apresentou, de forma excelente, à turma do 5ºD, um trabalho sobre a problemática dos incêndios. Esta apresentação culminou numa numa saudável discussão e partilha de opiniões, sobre o tema apresentado.

 

A sátira de Gil Vicente, num texto adaptado e apresentado, por alunos do 9ºC, para a turma do 9ºD. Partilha e vivência de saberes, para a Vida!

Sempre a aprender!
Aluna do 5º B apresenta, de forma exemplar, um projeto de leitura à turma do 5ºA. A aluna conquistou os participantes para a leitura do livro que apresentou, uma vez que os mesmos, logo de seguida, manifestaram curiosidade em consultar a coleção, para a escolha e requisição de livros da mesma.

Neste 2º período, com novos temas e turmas. Alunas do 9.ºC, num registo pautado pela excelência, apresentaram, a cena III, do Auto da Barca do Inferno, “O Onzeneiro”, à turma do 9ºB. Para consultar o trabalho clique aqui .

Hoje, dia 26, a BE reiniciou, de forma brilhante, esta atividade.
A Carolina do 8.º ano, apresentou o tema “Abandono de Idosos”, a uma turma do 8.º ano. Gerou-se um ambiente de partilha e de compromisso de valores, inerentes a esta temática.
Consultar o trabalho produzido aqui.

A Ana apresentou o tema "Sete Pecados Capitais" a uma turma do 8.º ano.
Consultar o trabalho produzido aqui.

A aluna Ana, apresentou o tema "O papel das Mulheres no séc.XXI", para os alunos do 9.º ano.
Consultar o trabalho produzido aqui.

A Gabriela, do 8.º ano , apresentou o tema "Voluntariado" a uma turma do 6.º ano.

A Vitória, do 8.º ano, realçou a importância de hábitos de alimentação saudável, com a apresentação do tema "Alimentação".
Consultar o trabalho AQUI

 
A Mariana, do 9.º ano, deu vida  a Fernando Pessoa, numa brilhante apresentação sobre a vida e obra do autor. A partilha foi com uma turma do 9.º ano.
Consultar o trabalho AQUI

O João, partilhou com uma turma do 7º ano, o tema “Mitologia Egípcia”, no contexto da aula de História. A apresentação deste tema despertou grande curiosidade e interesse, por parte dos alunos que, entusiasticamente, colocaram as suas curiosidades, dado relacionarem as figuras dos deuses  com livros que estão a ler.

 “A sociedade e a dependência do telemóvel” foi o tema que a Lara apresentou, para os alunos de uma turma do 2.º ciclo, no contexto da aula de Educação Tecnológica. A sensibilização para os riscos da monofobia foi o mote para a reflexão e partilha, por parte dos presentes.

A apresentação do tema “ReiKi”, pela Margarida, para uma turma do 9º ano, despertou para a importância de adoção de terapias que ajudam a controlar a ansiedade e o stresse, promovendo melhores resultados escolares e melhor qualidade de vida.

 
A  aula de história do 9ºC foi abrilhantada com a apresentação do tema "Cultura Árabe", pela Bruna, do  9º ano. Foram momentos de grande aprendizagem e partilha!

O Tiago, do 9º ano, apresentou um tema relacionado com a gestão eficiente da novas tecnologias, para uma turma de 8ºano.

A Beatriz, do 8º ano, apresentou o tema "Caixa Futebol Campus", à turma do 6ºE, num contexto que evidenciou a importância do trabalho, da disciplina e do treino, para atingir objetivos.

“Corpos são, mente sã” e “Nós são o que comemos”
A Bruna do 9º ano, partilhou os conhecimentos que adquiriu ao trabalhar o tema “Vegetarianismo”, com uma turma de 7º ano, no âmbito da disciplina de Educação Física. A importância do exercício físico e da alimentação, para um estilo de vida mais saudável, foram alvo de destaque, nesta partilha. sob o mote – “corpo são, mente sã” e “nós somos o que comemos”.