Roteiros de leituras

Caríssimos: professor(a) e colegas!

Neste mês, a nossa biblioteca desenvolve um conjunto de atividades para comemorar o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”.

O tema em destaque - “Liberdade e Direitos do Homem” - está a ser trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento e assume grande relevância, na formação integral de cada um de nós.

Neste âmbito, apresentamos a seguinte leitura:

  • Os Direitos Humanos visam salvaguardar a dignidade de todas as pessoas, em todos os momentos e lugares e em todas as suas dimensões?
  • Foram definidos e conquistados ao longo dos tempos e por várias civilizações acompanhando a evolução da Humanidade?

 

A promoção dos Direitos Humanos é imprescindível para o pleno exercício de qualquer democracia. Contudo, embora existam diversos documentos e instrumentos para garantir os Direitos Humanos, na prática ainda há uma grande dificuldade em tirá-los de uma simples folha de papel.

 

Se assim não fosse, não teríamos:

  • 16 mil crianças a morrer de fome diariamente;
  • Vinte e sete milhões de pessoas a viver como escravas;
  • Mais de um bilião de adultos que não sabem ler.

 

Então, quem assegurará que os Direitos Humanos sejam promovidos, sejam protegidos e sejam convertidos em realidade?

 

Para responder a essa pergunta podemos inspirar-nos naqueles que fizeram a diferença e ajudaram a criar os Direitos Humanos que temos hoje. Mahatma Gandhi; Martin Luther King Jr.; Thomas Jefferson;  Eleanor Roosevelt;  Nelson Mandela, entre tantos outros. Foram pessoas que defenderam os Direitos Humanos porque reconheceram que a paz e o progresso nunca podem ser conseguidos sem eles. Cada um deles mudou o mundo de uma forma significativa.

 

Também nos dias de hoje, existem aqueles que, através do pensamento e da ação, fazem a diferença e a cada dia mudam o nosso mundo. Entre eles estão duas pessoas que, recentemente, foram galardoados com o Prémio Nobel da Paz: Nadia Murad e Denis Mukwege, que representam uma inspiração para todos os que se dedicam hoje à causa dos direitos universais.

Biografias dos Nobel da Paz: Nadia Murad e Denis Mukwege